Casa Alemanha
Neste projeto, todo o programa residencial é acomodado em torno de um jardim central rico em texturas naturais, abraçado pelo “L” da implantação, que por sua vez é definido a partir da sobreposição de dois volumes. A partir da fachada, avista-se parcialmente o bloco superior envolvido por uma pele de madeira que traz privacidade e comodidade.
Delicadamente implantada na zona frontal do terreno de 1.263 metros quadrados, a casa abre-se para um amplo pátio central, onde são acomodadas as áreas de estar e lazer, diluindo os limites físicos e visuais entre o dentro e o fora, a partir de onde o jardim ganha protagonismo. Cruzando a porta de entrada, um generoso hall de pé direito duplo banhado por iluminação natural, proveniente de uma claraboia estrategicamente posicionada em sua cobertura, dá as boas-vindas. Neste mesmo espaço, a escada de acesso ao nível superior recebe guarda-corpo em chapa metálica.
No pavimento térreo, sala de estar e jantar transforma-se em varanda quando suas esquadrias de vidro de piso a forro são recolhidas, permitindo que interior e área gourmet sejam integrados. Como resultado, é conquistada a permeabilidade visual do interior à área externa, que conta com projeto paisagístico assinado por Flavia Tiraboschi. As paredes do living recebem painéis de madeira com acabamento branco, que mimetizam as portas de acesso ao lavabo e ambientes de serviços, que seguem o mesmo padrão. No forro, réguas de madeira aquecem visualmente o espaço, trazendo a atmosfera de acolhimento. Recobrindo todo o piso, placas de granito Branco Siena percorrem do hall até a varanda, e a ausência de desnível ressalta a continuidade espacial.
Nos interiores, a disposição do volume de serviço, sob o mesmo eixo da sala de jantar e gourmet favorece a funcionalidade programática. No estar, a marcenaria da estante desenhada especialmente para o projeto em harmonia a peças de designers brasileiros asseguram a atitude legitimamente contemporânea de uma casa urbana, somada ao despojamento sofisticado sugerido por uma casa de veraneio.
Um extenso beiral protege a área gourmet, de onde se pode realizar recepções ou refeições com vista ao verde. A piscina com é envolvida pela tropicalidade do paisagismo que mistura árvores nativas a nova
vegetação.
Aos fundos do lote, paralelo ao volume principal, um pavilhão de lazer de 73 metros quadrados em apoio ao jardim, pode ser utilizado como estar ou academia. Além disso, é equipado com vestiário e sauna, sendo esta última com vista emoldurada da vegetação lateral.
No perímetro de todo o bloco superior da residência, brises de madeira em padrão muxarabi são instalados diretamente entre as vigas metálicas, com abertura tipo camarão na fachada dos dormitórios,
defronte ao jardim, enquanto nas demais, são fixos com folhas de vidro blindado na face interna. No primeiro pavimento, estão a sala da família, roupeiro, quatro suítes e a suíte master. Todos os dormitórios voltados ao pátio central são equipados com varandas privativas e resguardadas pelos painéis de madeira que podem ser completamente abertos ou fechados, ao passo em que protegem da insolação direta e
permitem que a brisa flua livremente, como um véu contribuindo para a agradável ambientação
Local:
São Paulo
Data do projeto:
2023
Área:
1045 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Paisagismo:
Flavia Tiriboshi / Roberto Riscala
Iluminação:
Estúdio Carlos Fortes
Tags:
#casa