Exposição – Projeto de Sérgio Bernardes para o Concurso Parc de La Vilette, Paris/França, de 1982.

16.08.2023

Com curadoria de Adriana Caúla (EAU/UFF) e Tomás Urgal (PROURB/FAU/UFRJ) a exposição é parte do projeto “Arquivo Aberto NPD”, coordenado por Maria Cristina Cabral, Andrés Pássaro e Jonas Delacave. O projeto visa ampliar o acesso de estudantes de graduação da FAU/UFRJ e de visitantes, ao valioso conteúdo existente no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. O NPD abriga um dos mais significativos conjuntos arquivísticos da arquitetura modernista brasileira, além de diversas coleções. Destacamos os acervos de Affonso Eduardo Reidy; Carlos Leão; Carmen Portinho; Francisco Bologna; Jorge Machado Moreira; Marcos Konder Netto; Irmãos MMM Roberto e Sérgio Bernardes.

 

Visitação: 16/08 a 30/09
Local: Espaço NPD. Edifício Jorge Machado Moreira. Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

 

Lançamento do livro “Três pavilhões de Sérgio Bernardes: contribuição à vanguarda arquitetônica moderna brasileira em meados do século 20” de Fausto Sombra

27.04.2023

Uma noite de diálogos no lançamento do livro realizado no dia 27.04 na Galeria Idea!Zarvos, o evento contou com uma conversa entre o autor, Fausto Sombra, e os convidados Abilio Guerra, Kykah Bernardes e Thiago Bernardes.

O livro apresenta a produção do arquiteto Sérgio Bernardes, em especial três pavilhões, construídos ao longo da segunda metade da década de 1950: de Volta Redonda (1954-1955), para as festividades de inauguração do Parque Ibirapuera em São Paulo; do Brasil na Exposição Universal e Internacional de Bruxelas (1957-1958); e de São Cristóvão (1957-1960), voltado para feiras e eventos.

O livro é um desdobramento da pesquisa para tese de doutorado e exposição “Três pavilhões de Sérgio Bernardes”. As análises são acompanhadas dos desenhos técnicos originais – grande parte conservados no Núcleo de Pesquisa e Documentação da UFRJ – e de extensa pesquisa bibliográfica, iconográfica e documentação diversa disponível em acervos do Brasil e exterior.

 

 

autoria
Fausto Sombra

prefácio de Abilio Guerra e posfácio de Gustavo Penna

coordenação editorial
Abilio Guerra, Fernanda Critelli e Silvana Romano Santos

projeto gráfico, diagramação e pré-impressão
Dárkon V Roque

revisão de texto
Noemi Zein Telles

apoio
Capes, Mackenzie

apoio cultural
Bernardes Arquitetura, FEG Brasil

edição
Romano Guerra Editora e Nhamerica Platform
2023

Cerimônia – Prêmio Sérgio Bernardes AsBEA/RJ 2022

20.12.2022

A cerimônia de entrega do Prêmio Sergio Bernardes AsBEA/RJ de Arquitetura, edição 2022, realizada em 16 de dezembro no Centro Cultural da PGE-RJ, reuniu os escritórios premiados, convidados, e, a nova diretoria AsBEA/RJ. Os arquitetos Celso Rayol e Sonia Lopes, (presidente e nova presidenta) comandaram a cerimônia que homenageou o arquiteto Sergio Bernardes *in memoriam, e o arquiteto Ernani Freire que recebeu o Prêmio Especial do Juri pelo conjunto de sua obra.

 

Foto 1:  Cartaz convite do prêmio

Foto 2: Kykah Bernardes – coordenadora do Projeto Memória e arquiteto Celso Rayol Presidente da AsBEA/RJ. (Ari Kaye)

Foto 3: Nova presidente AsBEA/RJ, arquiteta Sonia Lopes e arquitetos representantes dos escritórios premiados. (Ari Kaye)

Foto 4: Arquiteto Ernani Freire. (Ari Kaye)

Prêmio Sérgio Bernardes AsBEA/RJ 2022

15.10.2022

Com o objetivo de fomentar a produção arquitetônica e premiar os melhores projetos de arquitetura construídos ou idealizados por escritórios de arquitetura cujas sedes estejam estabelecidas no estado do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira do Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RJ) abriu suas inscrições para a edição 2022 do Prêmio Sérgio Bernardes AsBEA/RJ, que recebe inscrições até o dia 10 de novembro.

Para maiores informações, visite o site oficial da instituição: http://asbearj.com.br/

Construcon 2022

16.07.2022

No dia 16 de julho, durante a Feira Construcon 2022, realizada em João Pessoa, na Paraíba, a Bernardes Arquitetura esteve presente realizando a palestra “Sérgio Bernardes e o Hotel Tambaú: Singularidade e Tradição”. Na fotografia, da esquerda para direita – Manoel Farias, arquiteto conselheiro CAU-PB; Arq. Prof. Antônio Claudio Massa; Rafael de Oliveira, Sócio Diretor da Bernardes Arquitetura; Gustavo Amaral, proprietário do Hotel Tambaú; Arq. Dr. Fausto Sombra, pesquisador e também Coordenador de Edifícios na Bernardes Arquitetura; e Arq. Prof. da UFPB Claudino Lins.

Aquele Abraço – Casa Vogue Brasil #434

01.11.2021

Nestes vinte anos de muitas saudades, a reportagem “Aquele Abraço”, publicada na edição #434 da Revista Casa Vogue Brasil, celebra o legado de Claudio Bernardes.