HOTEL ARPOADOR

O projeto para a renovação do Hotel Arpoador vai além da ideia de um hotel aconchegante, criando um espaço convidativo, onde interior e exterior são mesclados. Seu lobby é integrado ao bar através de um pátio banhado por luz natural, uma linha contínua que une as ruas Francisco Otaviano e Francisco Bhering. A fachada é composta por um grande painel de madeira solto da estrutura, que enquadra as vistas para quem vê de dentro e cria uma ordem sutil para o edifício. O clima praiano permeia toda a escolha dos materiais usados no projeto, desde o piso em madeira (alusão a um deque de barco) até a palha, fibras, linho e algodão utilizados nos espaços internos. No último andar, o terraço traz uma piscina triangular com vista para o mar. Já no lado com vista para a cidade, um espaço dedicado a wellness com sauna, sala para massagem, e outra para exercícios. O Arpoador apresenta 49 quartos.

Todos os móveis e tecidos foram desenvolvidos a partir do conceito de obra de arte total, que pressupõe uma integração entre várias formas de expressão artística. As marcenarias foram desenhadas especialmente para cada espaço do hotel, dos quartos às suas áreas comuns. Em alusão à arquitetura náutica, o mobiliário dos quartos é feito de peças que se encaixam entre si, possibilitando diferentes usos. Tanto os tecidos dos interiores quanto os uniformes da equipe tiveram suas cores inspiradas pelos tons do mar do Arpoador, tendo sido desenvolvidos exclusivamente pela Bernardes Arquitetura para o projeto.

CASA ABK

A casa original, projetada pelo arquiteto modernista Sergio Bernardes em 1960, foi encontrada em estado precário. Como muitos de seus trabalhos, a casa foi originalmente projetada para permitir que a maior parte de seus sistemas de controle ambiental seja feita passivamente usando colchões de ar entre as superfícies do telhado e do teto, brises móveis, entre outros. No entanto, grande parte de suas características espaciais e materiais originais foram removidas em função de substituições descuidadas ou adição de certos elementos.

A renovação visou recuperar as características originais da casa enquanto atualizava seus espaços, infraestrutura e desempenho energético. As áreas íntimas da casa também foram ampliadas para acomodar as necessidades dos novos moradores. Todos os elementos de madeira, desde a escadaria de acesso aos brise-soleils, bem como seus componentes mecânicos, foram restaurados ao seu estado original e tornaram-se totalmente funcionais novamente.

A estrutura e o fechamento da casa são rigorosamente modulados e construídos com componentes de concreto pré-fabricados, alguns dos quais foram severamente danificados. O teto, por exemplo, era composto por calhas de concreto que serviam de estrutura e elementos impermeabilizantes, apresentando numerosos pontos de vazamento e altas taxas de transmissão térmica. Para atualizá-lo e obter melhores índices de isolamento térmico, foi substituído por uma placa isolante de concreto separada do teto, recriando o espaço ventilado original entre elas. A estrutura de pé-direito duplo do telhado da varanda também havia sido coberta com lajes de concreto, que foram substituídas por toldos retráteis e translúcidos que permitem que a área fique totalmente ao ar livre e deixe a luz solar atingir o interior da casa com mais intensidade. A piscina foi devolvida à sua localização original ao longo da parede de pedra do local e agora integra a varanda. A infraestrutura de climatização e instalações elétricas e hidráulicas da casa foi totalmente substituída por novos equipamentos que reduzem o consumo de energia e água.

A área total construída da casa (após a renovação) é de 560 m². Sua estrutura de concreto original, originalmente coberta de madeira, agora é coberta com pintura cinza isostática em folhas de alumínio. Componentes especiais de madeira e mecânicos do projeto original (brises-soleils e escadas de serviço) foram totalmente restaurados. Todo o piso das áreas sociais da casa é feito de granito cinza local, que se estende do interior para todas as áreas ao ar livre e piscina. As áreas íntimas (quartos) são cobertas com pedaços de 0,15x2m de madeira cumaru. O telhado de concreto existente, feito de painéis de concreto pré-fabricados, foi substituído por um telhado isolamento termoacústico para melhorar a impermeabilização e o desempenho térmico. Seu sistema de climatização articula as unidades split e convencional, respectivamente, para as áreas social e dormitório.

 

CASA ASA

Situada no topo de uma montanha onde havia uma propriedade preexistente, a Casa Asa reconstruiu inteiramente a relação entre terreno e edifício. A casa cria uma relação “harmoniosamente contrastante” entre paisagem e arquitetura através da articulação de espaços parcialmente subterrâneos e volumes transparentes emergentes. A topografia do local foi projetada para maximizar o uso de superfícies semi-planas existentes como áreas de convivência ao ar livre, ao mesmo tempo em que se encaixam os principais elementos funcionais, de circulação e de estabilização do solo entre as paredes de retenção. Todo o acesso à casa – de visitantes a funcionários – é feito através deste “embasamento topográfico”, que lentamente revela a paisagem circundante através de passagens sinuosas adaptadas à topografia original.

A distribuição de todas as áreas técnicas e de serviços também é feita através do embasamento, incluindo HVAC, estacionamento, lavanderia, entre outros, o que permite que todos os sistemas sejam controlados centralmente e constantemente monitorados quanto à eficiência. Ele também acomoda algumas comodidades ligadas a atividades ao ar livre, como academia e sauna. As principais áreas sociais e de estar da casa ficam no topo deste pedestal, em um volume feito de vidro e granito, que se assemelha a um pavilhão, visto do jardim. Seu teto fino e curvo (a “asa”) se estende muito além de seus limites, fornecendo proteção ambiental importante para as áreas de estar e jantar. Seus grandes painéis de vidro deslizam inteiramente dentro das paredes que cobrem o volume sob a “asa”, permitindo que os espaços internos sejam completamente abertos para o exterior e se tornem uma ampla varanda.

Os painéis de vidro são equipados com películas automatizadas que rolam para baixo para controlar a luz natural e a temperatura. As paredes de madeira que cobrem cada borda deste volume incluem mais espaços privados, um home office e uma cozinha. A seção privada da casa, onde os quartos e suítes estão localizados, está alojada em um volume de granito perpendicular à “asa”. Sua fachada de granito e janelas menores proporcionam uma vista mais íntima para o jardim, protegendo a privacidade dos quartos. Uma unidade separada que se conecta à casa principal através do jardim foi projetada para ser um anexo de hóspedes e uma área de jantar coberta, equipada com uma pequena cozinha e uma churrasqueira.

A casa tem uma área total construída de 3000 m². As paredes externas do embasamento foram construídas com concreto pigmentado. O volume superior é feito com estrutura de aço galvanizado com revestimento de drywall coberto com madeira “freijó” e “cumaru”, árvores nativas do Brasil. O teto curvo é composto por mesa de aço e lajes de concreto com impermeabilização feita sobre filme termomoldado. O revestimento interior é feito com peças “cumaru” de 0,3x3m, enquanto as áreas exteriores são revestidas em basaltite. As áreas sociais da casa são cercadas por grandes painéis deslizantes feitos de vidro laminado de 18 mm em perfis de alumínio minimalistas. Todas as infraestruturas de HVAC e instalações elétricas e mecânicas são monitoradas centralmente quanto ao desempenho e são distribuídas por toda a periferia do embasamento de concreto, permitindo fácil acesso à manutenção, escondido de residentes e visitantes. Os jardins foram projetados com o uso de plantas nativas típicas da Mata Atlântica. O anexo de hóspedes e áreas privadas são cobertos com placas de granito sobre estrutura metálica.

A Casa Asa estabelece uma relação única com o terreno, que impulsiona sua beleza sublime e delicada. Sistemas técnicos e estruturais velados permitem que a casa expresse sua delicada transparência e conexão com a natureza com o mínimo de interferência, enquanto suas instalações aplicam as tecnologias mais atualizadas e eficientes em termos de energia. A casa é um exemplo único da interação entre um conceito espacial altamente abstrato com sistemas infraestruturais complexos.

CASA PM

Erguida a partir de dois terrenos unificados, a Casa PM foi projetada para um casal com dois filhos e um grande acervo de arte que faz parte de seu dia a dia, não constituindo somente um acervo decorativo. A casa possui um formato não ortogonal, que influenciou sua implantação não perpendicular à rua. O desenho com varandas escalonadas no pavimento superior beneficia os quartos com a circulação de ar e entrada de luz natural. Todos têm a mesma vista e a mesma inclinação. As paredes foram revestidas com placas cimentícias paginadas de maneira aleatória, para ganhar um efeito de concreto aparente em contraste com o guarda-corpo de vidro, que, por sua vez, traz leveza ao conjunto.

A fachada exibe uma persiana externa que pode ser fechada quando necessário. Na frente e na lateral da construção, lâminas de vidro texturizado apoiam-se na estrutura metálica, com esquadrias de amplas proporções.

Com a intenção de transformar o terraço em uma continuidade da casa, o piso é contínuo, não se veem as esquadrias e há poucos pilares, aumentando as possibilidades de circulação.

CASA BELA VISTA

A Casa Bela Vista é o resultado das interseções entre tipos de habitação aparentemente divergentes: uma casa pátio, disposta em planta quadrada; e blocos lineares sobrepostos inseridos na topografia por muros de contenção cuidadosamente inseridos no terreno. Essas diferenças são responsáveis ​​não apenas pela inserção da casa na paisagem, o que cria um contraste entre o embasamento topográfico e o volume transparente que o encobre, mas também pela divisão de funções sociais e íntimas. A diferença de níveis entre essas áreas gera acessos de carros independentes, o que facilita a gestão do estacionamento de visitantes, moradores e prestadores de serviços. Os volumes que cobrem a montanha, que redesenham seu perímetro com vista para o vale, em formato quadrado, acomodam quartos e áreas de estar privativas. Além disso, o volume de vidro construído em torno de um pátio abriga todos os espaços sociais da casa: estar, recepção, jantar, entre outros.

Suas vidraças são protegidas por malhas translúcidas automáticas para regulagem de iluminação térmica e natural. Circulações horizontais e verticais ocorrem em torno do pátio, que funciona como um jardim de chuva. Seu telhado recolhe a água da chuva e a direciona para o pátio, onde é coletado para reutilização como água cinza na casa. O volume oposto, parcialmente inserido no terreno, dá suporte à piscina e atividades ao ar livre, com comodidades como: sauna, academia, churrasqueira e outras. A piscina linear e o deck que os conecta se inclinam sobre a paisagem criando uma borda infinita no embasamento. A única parte da casa desconectada do embasamento, mas que permanece inserida no morro, é um volume de granito privado que contém quartos de hóspedes.

A casa tem uma área total construída de 2.650 m². O embasamento é feito de muros de contenção periféricos em concreto, cobertos com painéis de concreto pré-fabricados de alta resistência. O volume do vidro é cercado por painéis deslizantes de grande escala feitos de vidro laminado de 18 mm, enquanto o teto é feito em material composto de cobre (CCM) sobre uma película de impermeabilização termomoldada.

A Casa Bela Vista é um exemplo único da combinação de arquitetura e paisagismo, que alcança uma intervenção suave, cujas soluções programáticas, espaciais e técnicas formam um único gesto. A interação entre colina, embasamento e pavilhão-pátio geram qualidades espaciais excepcionais que são totalmente entrelaçadas com as vistas do entorno e os jardins circundantes. Nesse contexto, é difícil traçar linhas claras entre paisagem e construção. A distribuição dos fluxos e os diferentes níveis de acesso, tanto para a casa como para os jardins, são também controlados por inserções do edifício na topografia e nas pontes. Isso cria uma intervenção única que exemplifica meios inovadores de integração entre arquitetura e terreno.

APT CCM

Com planta original bastante segmentada, o projeto para a reforma deste apartamento uniu os ambientes e integrou toda a área íntima. O núcleo familiar é constituído pelas suítes dos filhos, unidas em uma grande suíte – com possibilidade de conversão para duas no futuro -, suíte do casal e sala íntima. Foi criado um eixo contínuo de circulação, todo revestido em painéis de madeira, entre a sala de estar e jantar e a área íntima, dando acesso ao escritório e às áreas de serviço. Na sala de jantar, uma estante leve de inox sobre o aparador com espelho no fundo reflete a paisagem da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

Os materiais foram escolhidos levando em consideração os conceitos de tecnologia, leveza e contemporaneidade. Todas as áreas molhadas, desde a cozinha e lavanderia até os banheiros das suítes, receberam revestimento e bancadas em Corian. O piso de todo o apartamento é de granito cinza em placas de grandes dimensões, para ampliar os ambientes e provocar a sensação de continuidade. O granito utilizado é uma pedra natural brasileira em tons de cinza quente e areia misturados, e o acabamento levigado, sem brilho, usado no apartamento, busca seu estado mais natural. A madeira usada nos painéis e marcenarias dos quartos é o Freijó natural em tom mel, que ao contrastar com o piso, aquece e dá conforto.

As peças de mobiliário foram escolhidas junto aos clientes, uma família jovem, com dois filhos pequenos, unindo o design da década de 1950 com uma estética contemporânea. Na sala, foram escolhidas as poltronas Presidencial, a mesa de jantar Guanabara e as poltronas Senior, reedições Etel do designer Jorge Zalszupin. Ambas as mesas de centro têm desenho da Bernardes Arquitetura em parceria com a Etel. O sofá curvo também foi desenhado pelo escritório, em parceria com o estofador Carlos Rosa. O aparador em tora maciça é um elemento importante que une estar e jantar e serve de apoio para ambos os espaços. A cozinha foi pensada para ser limpa e prática, unindo tecnologia e design, a pedido dos clientes, com equipamentos Gaggenau, móveis da Valcucine e mesa de almoço em Freijó maciço e inox, com desenho da Bernardes Arquitetura.